Convidados Confirmados
Joel Cardoso
Professor Titular, é Pós-Doutor em Artes (Literatura & Cinema) UFF-RJ. Doutor em Letras: Literatura Brasileira e Intersemiótica UNESP-SJRP, SP (2001); Mestre em Letras: Teoria da Literatura pela UFJF (1996). Graduado em Letras Modernas (português/alemão - USP), Pedagogia (USP) e Direito (Instituto de Ciências Sociais Vianna Jr, Juiz de Fora, MG). Especialista em Língua Portuguesa: Linguística Aplicada (Simonsen, RJ). Professor de música (piano clássico). Desde 2002, é docente da Universidade Federal do Pará, Atua nos cursos de Graduação e Pós (Mestrado e Doutorado em Artes, ICA). Orientou, até o momento, 36 dissertações de Mestrado; 78 monografias de Especialização e 182 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. É pesquisador das Poéticas da Modernidade, transitando pelas áreas de Letras, Comunicação e ARTES, com ênfase na correspondência entre os diversos signos e linguagens, privilegiando as relações entre palavra e imagem (Literatura e Cinema, TV, Teatro etc).
Paulo Nunes
Graduado em Letras pela Universidade Federal do Pará (1987), mestrado em Letras: Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (1998) e doutorado em Letras - Literaturas em Língua Portuguesa - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). É professor titular da Universidade da Amazônia, onde atua na graduação em Letras, mestrado e doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura da UNAMA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em pesquisas literárias; pesquisa os seguintes temas: Dalcídio Jurandir, Amazônia, literatura brasileira de expressão amazônica, poesia e Negritude. É um dos coordenadores do Grupo de Estudos interinstitucionais (UNAMA/UFPA) Narramazônia: narrativas contemporâneas da Amazônia Paraense, e um dos coordenadores do projeto de Pesquisa Academia do Peixe Frito: interfaces jornalismo e literatura. É um dos coordenadores do projeto de pesquisa interinstitucional (CUMA-UEPA e UNAMA) Epístolas Poéticas entre o romancista Dalcídio Jurandir e Maria de Belém Menezes. Membro Associado da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC. Consultor do Projeto de acervo e leitura Moronguetá, ligado ao Fórum Landi, UFPA.
Nair Daiane de Souza Sauaia Vansiler
Atualmente realiza o Curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA em Estudos Linguísticos, com bolsa CNPQ modalidade SWP no Laboratório de Processamento Visual do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa. Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará (2015). Epecialista em Prática e Ensino de Língua Alemã como Língua Estrangeira pela Uni Kassel (2014) e Especialista em Educação Especial pela FLATED (2013). Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras com habilitação em língua alemã pela Universidade Federal do Pará (2010). Já atuou como Professora Substituta na Universidade Federal do Pará, lotada na Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas.Atualmente é Professora Concursada de Educação Especial na Secretaria de Educação do Pará (SEDUC-PA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino-aprendizagem de L1 e L2.
Edilson Pantoja
Graduado em Filosofia (UFPA, 1999), Mestre em Estudos Literários (UFPA, 2006), Doutor em Antropologia (UFPA, 2015). Título da tese: "Retratos do Outro.com: conectividade, visibilidade e existência na rede social". Professor AD-4 da Secretaria de Estado de Educação do Pará. Tem experiência na área de Filosofia, Ética, Estética, Hermenêutica, Filosofia da Ciência, Filosofia da Tecnologia, Comunicação, Cultura e Cibercultura, e Fundamentos das Ciências Sociais.
Josiclei de Souza Santos
É professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. É poeta, artista visual, roteirista, contista e compositor. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2003) e mestrado em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (2007). É estudante de doutorado no programa de pós-graduação em letras da UFPA. Tem experiência na área de Literatura e outras linguagens artísticas, com ênfase em estudos culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: erotismo, identidade, negritude, imagem de leitor, cultura e Amazônia.
Sandra Job
Formada em Letras Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (1995), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Doutorado em Literatura, com ênfase em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha na área de Letras com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura, Produção e Interpretação de texto e Língua Portuguesa. Atua nos seguintes temas: literatura feminina, gênero, raça. Trabalha como docente, Adjunto IV, na Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó-Breves.
João Jairo Moraes Vansiler
Possui Licenciatura em Letras, com habilitação em língua alemã e suas literaturas pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2010). Fez Aperfeiçoamento para Educação de Surdos (180h) pela Universidade Federal da Uberlândia - UFU (2013), Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela AVM - Faculdade Integradas (2013). Cursou Mestrado em Letras / Teoria Literária no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará - UFPA (2014). Atualmente cursa Doutorado em Letras /Teoria Literária nesta instituição. Em 2018 participou do programa de Doutorado-Sanduíche no País - SWP/CNPq no Programa de Pós-graduação em Letras de Universidade Federal do Paraná (UFPR). É docente na Rede Municipal de Ensino de Belém, onde atua como professor na Educação Especial. Seu interesse de pesquisa gira em torno das relações que agenciam Poética, Teoria e Crítica, Tradução literária, Alteridade, Educação Especial e Inclusiva.
Antonio Juraci Siqueira
É marajoara de Cajari, município de Afuá, onde, ainda menino, descobriu a literatura através dos folhetos de cordel. Licenciado pleno em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), pertence à várias entidades litero-culturais e atua como professor de filosofia, oficineiro de literatura, performista e contador de histórias. Possui mais de 80 títulos individuais publicados entre folhetos de cordel, livros de poesias, contos, crônicas, literatura infantil, histórias humorísticas e versos picantes. Colabora com jornais, revistas e boletins culturais de Belém e de outras localidades além de contar com mais de 200 premiações literárias em vários gêneros, em âmbito nacional e local.
Alci Santos/Katulo Gutierrez
Alci Santos: Licenciado em Letras pela UFPa; Especialista n' Arte de Contar Histórias, pela FCC (Faculdade Conhecimento e Ciência); Professor de Linguagens (Português e Redação) na rede privada de ensino na Região Metropolitana de Belém; atua como contador de histórias há mais de 20 anos.
Katulo Gutierrez: Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Ipiranga; Especialista n' Arte de Contar Histórias pela FCC (Faculdade Conhecimento e Ciência); Professor de Artes na rede privada de ensino em Belém; Performer; Aderecista; atua como contador de histórias há mais de 15 anos.
Osmando Jesus Brasileiro
Possui Doutorado em Letras pela UniRitter/UCS (2019); Mestrado em Letras (UniRitter - 2014); Especialização em História: Cultura Urbana e Memória, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - 2006); Especialização em Novas Metodologias e Novas Abordagens para o Ensino da Língua Materna pela Faculdade Atual (FAAT - 2010); Licenciatura Plena em Letras: Habilitações em Português/Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - 2004); Atualmente é Professor da Rede Estadual de Ensino do Amapá - GEA, do curso de Letras da Faculdade de Macapá - FAMA, na qual leciona as disciplinas: Literaturas Brasileira e Portuguesa e Teoria da Literatura (2009-2012 e 2015 até o presente).
ISSN 2358-1131